Notícias

Confira a representatividade de cada região para o Ibope na Grande São Paulo

Quando se fala em audiência na Grande São Paulo, muitos leitores acreditam que são números apenas referentes a cidade de São Paulo, e nem imaginam como é feita realmente a medição de audiência pelo instituto Kantar Ibope. Quando falamos o termo Grande São Paulo, além da capital paulista, estamos nos referindo também a mais 38 cidades, que formam essa Região Metropolitana, ou seja, a Grande São Paulo é um conjunto de 39 cidades, que formam uma região metropolitana, e possui cerca de 21 milhões de habitantes.

Então, para o Kantar Ibope, os Peoplemeter, que são os aparelhos que medem a audiência das emissoras em tempo real, são distribuição proporcionalmente para cada uma dessas regiões, e por isso que você vai descobrir também, qual o peso de cada região que compõe a Região Metropolitana de São Paulo.

Começando pela capital paulista, que sozinha possui 47,1% na participação de todo esse público. A cidade de São Paulo, é dividida em cinco grandes regiões, e a mais populosa delas é a Zona Leste, que possui cerca de 3,6 milhões de habitantes, e sozinha tem 18,1% de representatividade na Grande São Paulo. Em segundo e terceiro lugar, aparecem as Zonas Sul e Norte, que representam 11,3% e 11,1% de todo o universo de espectadores em São Paulo. A Zona Oeste de São Paulo, tem 4,4% de representatividade, ganhando somente da Região Central, que possui 2,2% de todo o público.

A Região do Grande ABC, onde estão situadas importantes cidades, como São Bernardo do Campo e Santo André, possui 13,7% de representatividade para o Kantar Ibope, contando com cerca de 2,7 milhões de habitantes. A cidade de Guarulhos, a maior cidade do grupo, perdendo apenas para São Paulo, possui sozinha 6,7% de todo o universo das TV’s.

A Região de Alto Tietê, também aparece em nosso levantamento, possuindo 7,5% de todo o público que mora na Grande São Paulo. A Região de Osasco, que fica na Sub Região Oeste de São Paulo, também possui uma importante representatividade para o Ibope, cerca de 9,1% do público estão nessas cidades.

As outras 15 cidades que compõe a Grande São Paulo, somam 15,9% de todo o público. 

Comente abaixo:

Artigos relacionados