Críticas Globo Opinião RecordTV SBT TV Paga

Papo Rápido: “SP Record” é um sopro de esperança para o jornalismo da RecordTV

Jornalismo cansativo

De muito que se observa que a Record TV, principalmente na Grande São Paulo, vem deixando a desejar em seu jornalismo.

Reportagens repetitivas são jogados no ar como um amontoado de nada misturado com coisa nenhuma. Os textos das matérias são parecidos. É como se o mesmo fato estivesse sendo narrado por outro repórter. Sem contar que grande parte do que se vê é conteúdo policial, como se não existisse nada mais importante para se mostrar para o telespectador.

Esse mesmo jeito de fazer jornalismo, que sempre se colocou como bandeira na emissora, já foi criticado até mesmo por um dos bispos que apresentam o religioso “Fala Que eu te Escuto“. Marcio Carotti disse que não “A Record passa desgraça o dia inteiro”.

Ora, se até quem paga a conta não está satisfeito é porque a coisa não anda muito bem na programação da emissora.

A audiência mostra isso

Já está na hora de parar de culpar a briga que se arrasta desde março entre Simba Content e a TV paga.

Se o SBT e Rede TV! já conseguiram seus pontos perdidos, o fato de a Record TV não ter alcançado tal feito é por pura incompetência de seus gestores.

No que diz respeito à Grande São Paulo, o comodismo pode ser colocado como o principal motivo de a audiência do carro-chefe da emissora, o jornalismo, ter ficado sem graça.

Vídeo: No “Papo Rápido”, Guinho César analisa o atual momento de Ana Maria Braga na Globo

E quem ganhou foi a concorrência

Globo se armou e melhorou muito, tornando seus produtos jornalísticos mais próximos do telespectador. A interatividade tornou-se a principal marca do SP1 e 2 e do Bom dia São Paulo. O resultado foi o aumento na audiência.

SBT, mesmo sem grandes investimentos em conteúdo, inovou em colocar horas de notícias durante a madrugada, fazendo com que a emissora tivesse um incremento importante nos números, além de valorizar bons talentos regionais, como Cassius Zeilmann, por exemplo.

O SP Record é um sopro de esperança

Ao anunciar seu novo jornalístico, o que parecia, para quem acompanha TV há alguns anos, era que todos os erros do passado fossem repetidos.

Mas até aqui, pela coletiva de imprensa e pelas chamadas que estão sendo exibidas, o novo jornal, que será apresentado por Carla Cecato, vai falar desde política, até educação e trânsito. Isso mostra que a emissora percebeu seus erros e quer mudar o foco.

Sair do lugar comum é algo importante e que precisa ser feito. Globo fez assim e obteve bons resultados. Deixar um pouco o jornalismo sangrento é perceber que existe um mundo inteiro de informações importantes para serem levadas ao ar para o público.

Papo Rápido: Jornalismo da Record sofre sem TV Paga

Depois não adianta reclamar

A esperança é que o SP Record possa influenciar a emissora da Barra Funda. Se a mudança for efetiva, será um bom momento para a Record TV começar a mexer no conteúdo de seus outros produtos jornalísticos.

Oportunidades certamente não vão faltar para algo novo surgir na tela da TV.

O SP Record, com o comando de Carla Cecato, estreia na próxima terça-feira, 25 de julho, a partir das 19h15.

VÍDEO

Guinho César comenta as novidades da Record TV.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu autor, as quais não necessariamente refletem as da CTV Audiência.

Guinho César é jornalista. Fala sobre televisão há muitos anos em blogs e sites. Possui um canal no YouTube.

Já entrevistou grandes nomes do jornalismo e comunicação do rádio e da TV como Milton Neves, Rafael Machado, Heródoto Barbeiro, Gilberto Barros, Clébio Cavagnolle, Haisem Abaki, Roberto Nonato, José Armando Vannucci e muitos outros. Também é colunista do “Papo Rápido” no CTV Audiência.

Comente abaixo:
Papo Rápido: “SP Record” é um sopro de esperança para o jornalismo da RecordTV
Avalie este post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: