Críticas Gazeta Netflix Notícias RecordTV Rede TV SBT TV Paga

Papo Rápido: clientes estão insatisfeitos com a TV paga

Nem tudo são flores na TV paga

Pesquisa realizada pela CVA Solutions, encomendada pela Telecom, com participação de mais de 7000 pessoas em todo o Brasil, revelou que os consumidores brasileiros estão insatisfeitos com as operadoras de TV paga.

A principal crítica feita pelos consumidores de TV por assinatura é o alto valor cobrado pelos pacotes das empresas. Outro ponto importante, e que prejudica os canais a cabo, é o diferencial dos serviços streamings, que dá aos clientes a opção de assistir sua atração favorita, na hora que quer e onde quer.

Neste último quesito a Netflix aparece como a preferida pelos consumidores, na pesquisa.

Precisava de tudo isso?

Desde o apagão analógico em São Paulo, no dia 29 de março, muito se criticou sobre a posição da Simba Content, que solicitou a saída da Record TV, Rede TV! e SBT do catálogo das principais operadoras de TV paga.

A discussão começou com valores astronômicos (R$ 15,00). Hoje, na rodada de negociações, os custos não passam de R$ 1,00.

Leia também: Papo Rápido: Fábio Porchat está preparado para apresentar ao vivo

Resultado 1

Com a saída de Record, Rede TV! e SBT das operadoras, todos ganharam, menos as três emissoras. A audiência se diluiu para outros canais da TV aberta disponíveis na TV paga e outros canais pagos. Sem contar que as operadoras não aceitaram pagar nenhum centavo pelo sinal.

As perdas atingiram a audiência e, consequentemente, o caixa dos três canais.

Resultado 2

Após negociação entre a Proteste, o Inadec (Instituto Nacional de Defesa do Consumidor) e as emissoras da Simba Content, ficou acertado que, até o fim das negociações para pagamento dos sinais dos três canais, suas programações voltarão a ser disponibilizadas nas operadoras Net, Claro, Oi e Sky.

A Vivo foi a única operadora que continuou com a programação de Record TV, SBT e Rede TV!, desde o apagão analógico, em março deste ano.

A acordo tem validade por tempo indeterminado.

Leia também: Opinião: Globo e Gazeta dão exemplos de estratégia para outras emissoras

Resultado 3

Se desde o começo, a decisão fosse tomada pensando no bem-estar dos clientes das operadoras e os cofres das três emissoras, as perdas não teriam sido tão grandes.

O que se acompanha é uma queda importante de audiência, principalmente na Record TV, nos seus principais produtos, caso da novela bíblica “O Rico e Lázaro”, a linha de shows e os programas jornalísticos.

Tudo conspirou contra a Record. No final das contas, nem SBT e Rede TV! sentiram muito a saída das operadoras. Essas duas só vão colher os louros.

 

Pra terminar

O jogador Müller foi contratado pela TV Gazeta para integrar a equipe esportiva da emissora.

Suas participações poderão ocorrer no Gazeta Esportiva e Mesa Redonda.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu autor, as quais não necessariamente refletem as da CTV Audiência.

Guinho César é jornalista. Fala sobre televisão há muitos anos em seus blogs pessoais. Possui um canal no YouTube.

Já entrevistou grandes nomes do jornalismo e comunicação do rádio e da TV como Milton Neves, Rafael Machado, Heródoto Barbeiro, Gilberto Barros, Clébio Cavagnolle, Haisem Abaki, Roberto Nonato, José Armando Vannucci e muitos outros. Hoje, edita as colunas “Papo Rápido”, “CTV Entrevista” e de opinião no CTV Audiência.

Comente abaixo:
Papo Rápido: clientes estão insatisfeitos com a TV paga
Avalie este post

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: